24 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
5/08/19 às 10h49 - Atualizado em 5/08/19 às 10h49

Recanto completa 26 anos

"Vista aérea do Recanto nas proximidades da Quadra 508"

A Região Administrativa do Recanto das Emas criada em 28 de julho de 1993 para atender o programa de assentamento do Governo do Distrito Federal e erradicar as invasões localizadas em Brasília completa neste domingo 26 anos.

O nome surgiu de um sítio arqueológico existente na região e o arbusto "canela de ema", típico do cerrado brasileiro. Os mais antigos moradores contam que havia no local uma grande quantidade de emas e diante do processo de ocupação, esses animais foram ficando raros e algumas aves teriam sido doadas ao Jardim Zoológico de Brasília.

O Recanto das Emas está a 25Km de Brasília e é formado por 59 quadras residenciais. Segundo o censo de 2015, a população está estimada em 145.304 habitantes. A principal referência é o monumento das Emas, localizado na entrada da cidade e transformada em cartão postal e patrimônio local.

A região conta com belíssimas reservas naturais e o Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas. O local apresenta cachoeiras, corredeiras, poços, paredões e nascentes, e proporcionam uma área destinada à conservação, visando a preservação do cerrado e a qualidade dos recursos hídricos, além de recreação e lazer em harmonia com a preservação do ecossistema regional.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros